A Cidade de Serrinha -  Vaquejada em Serrinha - De 07 a 10 de setembro de 2017

A Cidade

Localizada na região nordeste do estado da Bahia, a 170 Km de Salvador e 300 metros acima do mar, Serrinha, cidade tranquila, destaca-se pela hospitalidade com que recebe seus visitantes. Possui hotéis, bares e restaurantes para todos os tipos de gostos e, por já estar acostumada a abrigar grandes eventos, a sua população de cerca de 75mil habitantes sabe que a Vaquejada significa prosperidade e crescimento, criando-se mais de 600 empregos diretos e fazendo circular mais de R$2,5 milhões na economia local.



Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da Nação Cariris. Entretanto, foi com a chegada do português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.

Em 1.º de junho de 1838, a lei n.º 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arcebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.

A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: “LOUVADO SEJA O SANTÍSSIMO SACRAMENTO E A IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM NOSSA SENHORA CONCEBIDA SEM PECADO ORIGINAL 1946, 25 de março de 1646. Presume-se que o ano de 1946 tenha sido o início da catequese dos índios iritingas que dominavam a região.

DE "ARRAIAL" À CIDADE

Pela Lei Provincial n.º 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de “cidade” pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 04 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.

A VAQUEJADA EM SERRINHA

A história da Vaquejada de Serrinha remonta ao ano de 1967, quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a bênção e a confraternização dos vaqueiros da região. Era o surgimento da festa. Na época, e nos primeiros anos de existência, já era inconteste a importância da festa, que além de gerar renda e movimentar a economia da região, colocava o interior em evidência na época do evento. Os principais ingredientes da Vaquejada sempre foram e são: a alegria e a vontade de participar.

Com a participação dos empresários Vardinho Serra e Carlinhos Serra, a festa ganhou força e prestígio, os prêmios simbólicos tornaram-se valiosos. A estrutura se desenvolveu de tal sorte que sempre havia mega shows nas festas, com a apresentação de artistas nacionais. A Vaquejada comprovou ser um dos maiores eventos culturais e esportivos do Brasil.

Atrai ao seu redor inúmeras possibilidades de empregos, negócios, além de outras festas, favorecendo o turismo e proporcionando um clima de descontração. O vaqueiro é um dos principais representantes de Serrinha, e é na Vaquejada que ele tem a sua justa homenagem.

Redeingresso